quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Bolinhas peregrinas e backgrounds coloridos

Na aula do dia 20/10/2015, foi pedido a turma que fosse feito um programa no Processing que mostrasse uma bolinha que percorreria a tela, sendo que a progressão do seu deslocamento seria determinado por uma função com dois parâmetros: a velocidade e o tempo. Além disso, teríamos de fazer uma harmonização de cores no background a nossa escolha.

Para esta atividade então resolvi fazer com que o background fizesse mudanças randômicas na sua coloração e fosse apresentado em texto o valor dos canais RGB, que mudam a cada vez que a bolinha na tela se move.

Segue uma imagem abaixo ilustrando isso:



Segue abaixo o código utilizado:

void setup(){
  frameRate(1);
  size(600,600);
 
 
}
//Variáveis de tempo e dos valores que serão utilizados nos canais RGB do background
int tAtual =0;
float r;
float g;
float b;

void draw(){
  //aqui determinei que os valores das variáveis dos canais RGB do background

  background(122, 135, 200);
  mostraGrade();
  //desenho da bola e do texto que é exibido na tela
  ellipse(MRU(10, tAtual), 10, 10, 10);
  tAtual++;
  textSize(12);
  fill(0, 102, 53);
  text("Tempo: " + tAtual, 100, 300);
  text("Canais de cores utilizados no background R: 122, B: 135, G: 200", 100, 330);
 
}
//determinação do movimento retilínio uniforme feito pela bola
int MRU(int v, int t){
  int d;
  d = v * t;
  return(d);
}
//determinação da grade que terá pela tela
void mostraGrade(){
  for (int i=0; i<12; i++){
    line(i*50, 0, i*50, 600);
  }
}

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