Na nossa aula do dia 19/11/2015, foi passado para nós a seguinte atividade em sala de aula: fazer uma barra de slider no Processing.
Uma barra de slider é algo que vemos comumente em interfaces que querem dar várias opções em um menu. Por exemplo, para deixarmos o nível do volume de um som num nível agradável, normalmente representamos a intensidade do som reproduzido através de uma barra de slider.
Para este exercício, produzi o código abaixo. Para dar um efeito visual mais interessante, fiz com que o quadrado deste slider se desloque continuamente entre as extremidades:
float x;
float d = 0.01;
void setup(){
size(600, 600);
}
//função do quadrado menor
void slideBar(float p){ //pega um valor que vai mexer o quadrado
fill(255);
rect(25, 20, 550, 100);
float whatever; //este será o valor que vai ser a coordenada X
whatever = 25+450*p; //25(distancia da borda da janela) + 450(tamanho do retângulo maior - lado do quadrado) * p(a proporção que vai ser o input da função
fill(125);
rect(whatever, 20, 100,100);
}
void draw(){
background(0);
x = x + d;
if(x >= 1 || x <=0){
d = -d;
}
slideBar(x);
}
Como podemos ver no código para facilitar meu trabalho eu resolvi compartimentar grande parte dele dentro de uma função.
Funções são ferramentas importantes na programação, permitindo que certas partes do código sejam compartimentadas em diferentes porções, sendo chamadas apenas quando necessário. Além disso, posso utilizá-los várias vezes dentro do mesmo bloco de código, o que o torna até mesmo mais legível.
Além disso, o código quando é reservado para uma função torna sua alteração mais rápida e fácil. Se eu preciso modificar alguma coisa, basta modificar dentro da função que essa alteração será aplicada em todas as instâncias que ela for chamada.
Em resumo, a utilização de funções dinamiza e facilita a compreensão não apenas do código, mas da lógica da programação empregada na construção do mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário