quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Bolinha acelerando e se batendo

Dentre as atividades que foram passadas, foi determinado que fosse produzida uma circunferência que se deslocaria tanto horizontalmente quanto verticalmente pela tela e, quando ela encostasse nos cantos da janela, sua velocidade fosse aumentada em 1%.

Segue abaixo o código com os comentários explicando como ele foi produzido.

//determinação dos valores das variáveis

float bolaX = 10;
float bolaY = 15;
float dX = 15;
float dY = 15;
float acelerador = 0.01;
//tamanho da tela
void setup(){
  size(800, 600);
}

void draw(){
  background(0);
  //bola tem sua posição determinada
 ellipse(bolaX, bolaY, 40, 40); 
  //deslocamento da bola
  bolaX = bolaX + dX;
  bolaY = bolaY + dY;
  
  /*a cada vez que a bola encostar numa parede, ela terá uma mudança na sua tranjetória
  e sua velocidade vai ser aumentada em 1% */
  if(bolaX>=790){
    dX =  -(dX +dX*acelerador);
    
  }
  else if(bolaX <10){
     dX = -(dX +dX*acelerador);
       
  }
  else if(bolaY>=590){
    dY = -(dY+dY*acelerador);
  }
  else if(bolaY<10){
    dY = -(dY+dY*acelerador);
  }
  
  
}


Nenhum comentário:

Postar um comentário