Segue abaixo o código com os comentários explicando como ele foi produzido.
//determinação dos valores das variáveis
float bolaX = 10;
float bolaY = 15;
float dX = 15;
float dY = 15;
float acelerador = 0.01;
//tamanho da tela
void setup(){
size(800, 600);
}
void draw(){
background(0);
//bola tem sua posição determinada
ellipse(bolaX, bolaY, 40, 40);
//deslocamento da bola
bolaX = bolaX + dX;
bolaY = bolaY + dY;
/*a cada vez que a bola encostar numa parede, ela terá uma mudança na sua tranjetória
e sua velocidade vai ser aumentada em 1% */
if(bolaX>=790){
dX = -(dX +dX*acelerador);
}
else if(bolaX <10){
dX = -(dX +dX*acelerador);
}
else if(bolaY>=590){
dY = -(dY+dY*acelerador);
}
else if(bolaY<10){
dY = -(dY+dY*acelerador);
}
}
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